ENEM


Inscrições abertas para o Enem 2012



Notícia importante para os futuros alunos ou candidatos ao Vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Já estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, avaliação integrante do Processo Seletivo 2013 da UFPA. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro, e as inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 15 de junho, pelo site Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A taxa de inscrição custa 35 reais. Para facilitar a vida do candidato, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  também criou um guia para orientá-lo na hora de fazer a inscrição.
Será o terceiro ano em que o ENEM fará parte do Processo Seletivo da Instituição. Só no Pará, foram mais de 100 mil inscritos no Enem 2011. Segundo o coordenador pedagógico do Centro de Processos Seletivos (Ceps), Arquimimo Almeida, o balanço é bastante positivo. “O rendimento dos candidatos é crescente. Ao mesmo tempo,  o aluno é avaliado em nível nacional, com a prova do Enem, e em nível regional, com os conteúdos da prova da UFPA.”

Enem 2012 – Segundo o Inep, a expectativa de inscritos para a edição 2012 do Exame alcança a marca de seis milhões, em todo o Brasil. Na opinião do coordenador pedagógico do Ceps, o Exame não serve apenas para o ingresso nas Universidades. “Ele serve também como certificação para o ensino médio e, por isso, o número de participantes é muito grande. Então, por questões logísticas, as inscrições começam mais cedo, e o candidato deve ficar atento e não deixar a inscrição para a última hora”, ressalta Arquimimo.
Este ano, a grande novidade será a correção das redações, que contará com dois corretores independentes, avaliando cinco competências. A nota será o resultado da média aritmética das avaliações dos dois corretores, caso a discrepância não passe de 200 pontos (em 2011, essa margem era de 300 pontos). Se ultrapassar, a redação passará por outra correção. Persistindo a diferença, uma nova banca, com três avaliadores, coordenada por um professor doutor, fará a correção definitiva.

PS 2013 – A UFPA tem um histórico bem-sucedido de elaboração e realização de processos seletivos. É o que afirma a pró-reitora de Ensino e Graduação, professora Marlene Freitas. “Nós conseguimos atingir um nível excelente na formulação de questões, no modelo de realização das provas e na avaliação, que é anterior ao Enem, o qual passou a ser incluído no nosso Processo Seletivo, em 2011. A nossa prova é atrativa, possui textos bem elaborados e criteriosamente selecionados ,ilustrada, assim como o Exame Nacional, o que mostra um nível de qualidade equiparado ao que existe no ENEM “ , diz Marlene.
Arquimimo afirma que a expectativa de candidatos no PS 2013 é alta, em torno de 80 mil candidatos. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA irá se reunir, em breve, para definir as diretrizes da 2ª fase do Processo Seletivo, correspondente à prova elaborada pela Universidade.

Preparação – O candidato ao Enem deve estar sempre atento às datas e não depender somente de orientações de sala de aula. Buscar autonomia nos estudos é a saída para o sucesso na prova, na opinião da pró-reitora. “O candidato tem que criar um hábito regular de estudos, independente da ocorrência de aulas. Esse modelo é o mais recomendado, pois estimula a curiosidade e o empenho dos estudantes a se tornarem habilitados e capacitados  a concorrer em processos seletivos rigorosos.”

Feivest – A oitava edição da Feira do Vestibular da UFPA, Feivest, já tem data programada: 27, 28 e 29 de junho. A professora Marlene acredita que o período é ideal, pela proximidade com o período em que ocorrem as inscrições para os Vestibulares, para que os candidatos conheçam melhor as opções de cursos da Universidade e decidam seu caminho acadêmico.
“A ideia da Feivest é mostrar o que a UFPA pode oferecer aos novos alunos, em termos de estrutura e graduação, para que eles mesmos sejam capazes de fazer suas escolhas. Queremos atrair cada vez mais caravanas de escolas públicas e particulares, para repetir e até mesmo aumentar o sucesso da FeiVest 2011”, finaliza Marlene.

Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 30.05.2012 18:30 
Fonte: www.ufpa.br

______________________________________________________________________________________________________________________




HISTÓRICO

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

FONTE: Portal do INEP
Disponível em : http://portal.inep.gov.br/web/enem/historico



No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a disciplina Arte está inserida na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Em Belém, o ENEM configura a primeira fase do Processo Seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará, bem como possibilita bem como também pode ser utilizado pelo aluno para concorrer à bolsas do ProUni, que oferece bolsas de estudo em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. É importante que estejamos atentos para esses processos, já que são eles que permitirão a vocês ingressarem no Ensino Superior e, desse modo, dar continuidade aos seus estudos. A Matriz de Referência do ENEM nos apresenta, portanto, alguns dos elementos que vocês deverão encontrar na prova quando estiverem no 3º ano do Ensino Médio segundo alguns eixos cognitivos comuns a todas as áreas de conhecimento abaixo especificados:



I. Dominar Linguagens: dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

II. Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão dos fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.


III. Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV. Construir argumentos: relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V. Elaborar propostas: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sócio-cultural.



No que se refere à Matriz de referência específica da área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, algumas competências propostas estão direta ou indiretamente relacionadas às habilidades a serem adquiridas na disciplina Arte, conforme especificação abaixo:



Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

Habilidade 1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.

Habilidade 2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.

Habilidade 3 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.

Habilidade 4 - Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.


Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

Habilidade 12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho, da produção dos artistas em seus meios culturais.

Habilidade 13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas,padrões de beleza e preconceitos.

Habilidade 14 - Reconhecer o valor da diversidade cultural e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais étnicos.


Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-os aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos objetos que se propõe solucionar.

Habilidade 28 - Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.

Habilidade 29 - Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.

Habilidade 30 - Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.



Percebam como duas destas competências não se referem especificamente à área de artes, mas sim aos estudos das tecnologias da comunicação e informação. No entanto, durante este ano letivo trabalharemos a história da arte relacionada com estas tecnologias a partir principalmente do conceito de audiovisual estudado em sala de aula, Portanto, buscaremos pensar como a arte ao longo da história da humanidade estabeleceu diálogo com estas novas tecnologias que foram surgindo, analisando e experimentando em sala de aula processos principalmente no cinema, no vídeo, no computador (web 2.0 - blog) e em slides. Ainda na Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio podemos encontrar a indicação dos objetos de conhecimento aos quais as provas do Exame estarão sempre pautados, conforme especificado abaixo



1. Linguagens, códigos e suas tecnologias.

* Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento do processo de identidade e cidadania - Artes Visuais:  estrutura morfológica, sintática,o contexto da obra artística, o contexto da comunidade.

* Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social - o texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.