ARTE +

VISITA MEDIADA CASA DAS ONZE JANELAS

Galera, dessa vez visitaremos as exposições "Trações Transições Revisitada" e "Fio do Abismo", abaixo um pouco mais sobre elas.




Local de encontro: Escola de Aplicação da UFPA
Data: 22/08/2012 (Quarta feira)
Horário: 8h30

Quem for direto para a Casa das Onze Janelas deve estar lá às 10h

ATENÇÃO:

- Lembrem, quem for deve levar dinheiro para 4 passagens de ônibus.

- Quem quiser ir direto pode, o endereço está no blog

- SÃO APENAS 25 VAGAS




FICHA DE INSCRIÇÃO




Acessem o blog do Museu para informações sobre as exposições







PAI D'ÉGUA! BRASIL EM DEFESA DO E.C.A!




Galera, estamos chegando ao final do semestre e na próxima terça feira realizaremos nossa última visita mediada às exposições que estão acontecendo na cidade, finalizando com chave de ouro com trabalhos da artista paraense Lúcia Gomes. ATENÇÃO! Temos apenas 20 vagas disponíveis, portanto, inscrevam-se o quanto antes. Aguardo vocês. Clique abaixo para realizar sua inscrição.




INFORMAÇÕES IMPORTANTES !!!!!!!

Data: 26/06/2012 (Terça Feira)
Horário: 9h (SEM ATRASO) para quem for para a Escola de Aplicação
              10h para quem for direto para o museu.

LOCALIZAÇÃO: Museu Histórico do Estado do Pará - Endereço: Palácio Lauro Sodré, S/N, Cidade Velha. Foto do Museu abaixo para vocês reconhecerem.



Fonte: www.agenciapara.com.br

SOBRE A EXPOSIÇÃO!

A exposição “Pai d’égua! Brasil em defesa do E.C.A.!”, de Lucia Gomes com curadoria de Marina de Castro, acontece dos dias 21 de junho a 10 de julho no Museu Histórico do Pará (MHP), e mostra desenhos digitais e instalações que abordam a temática referente à violência contra crianças e adolescentes.

A abertura da exposição – realizada na quinta-feira, dia 21, às 19h no MHP – é antecedida do colóquio “A contemporaneidade de Lucia Gomes”. Tendo como participantes três docentes da UFPA: Afonso Medeiros, professor-doutor do Instituto de Ciências da Arte (ICA), Fábio Castro, professor-doutor em Ciências Sociais e Comunicação Social e Orlando Maneschy – professor-doutor do ICA–, o colóquio acontece nesta quarta-feira, dia 20, às 18h no ICA.

Um colóquio abordando a temática da obra artística de apenas uma pessoa é um evento bastante particular, pois, segundo o professor e coordenador do Programa de Pós Graduação de Artes do ICA, Afonso Medeiros, “é raro focar na obra de um único artista. Poucos ganham este enfoque em que sua obra vai ser discutida por mais de um pesquisador”. E convida alunos de artes visuais, de ciências sociais e todo o público interessado a estar presente no encontro.

Características da artista refletidas na exposição

As obras de arte de Lucia Gomes têm um caráter militante. Elas transmitem a personalidade social e política da artista, seu engajamento na sociedade, as suas reflexões sócio-políticas e culturais, fazendo com que os observadores de suas obras passem a refletir sobre o seu próprio “estar no mundo”.

Esta exposição é dividida em dois momentos: o primeiro em que são perceptíveis características amazônicas em suas obras e instalações, e o segundo, em que estas características se mesclam às de outras culturas, mas em todas elas é possível observar traços, cores que remetam ao imaginário infantil.

Para a curadora, Marina de Castro, a arte de Lucia Gomes tem esse caráter crítico. “A exposição de Lúcia demonstra o vigor crítico que a arte possui à sociedade na qual vivemos, o qual denuncia a violência sofrida pelas crianças e adolescentes”, afirma Marina. E, diante da temática e do caráter social da exposição, a curadora completa, “o público é geral, portanto diverso, da criança ao idoso, a todos a quem essa sociedade concerne”.

Fonte: www.ica.ufpa.br



LABORATÓRIO DE ARTE: PERFORMANCE E VÍDEO



 Práticas corporais e vídeo, quais as relações possíveis? Este será o mote deste "Laboratório de Arte" a partir de exercícios corporais e análise dos vídeos "Preparação", "Preparação II" e "Marca registrada" de Letícia Parente,  finalizando com uma produção artística nas interseções entre performance e vídeo.

 Ministrantes: Profª Amélia Faro, Prof. Danilo Baraúna, Profª. Iracy Vaz e Profª. Maridete Daibes

 Quer Participar? É só se inscrever no link abaixo. Aguardamos vocês. 

 

INSCRIÇÃO


SALÃO SESC UNIVERSITÁRIO DE ARTE CONTEMPORÂNEA




Galerinha, como vocês já sabem, na próxima terça feira temos outro encontro marcado para uma visita ao 4º Salão SESC Universitário de Arte Contemporânea. Conto com a presença de vocês. 40 VAGAS. Inscrição no blog, link abaixo \o/


INFORMAÇÕES IMPORTANTES !!!!!!!

Data: 19/06/2012 (Terça Feira)
Horário: 9h (SEM ATRASO)

LOCAL DE ENCONTRO: Nos encontraremos às 9h do dia 19 de junho na Escola de Aplicação e de lá iremos todos juntos em ônibus de linha urbana para o Salão SESC Universitário de Arte Contemporânea, que está sendo realizado no Centro Cultural SESC Boulevard, em frente a Estação das Docas, portanto cada um deverá levar seu dinheiro de passagens. Após o fim da visita mediada retornaremos todos juntos para a escola para que cada um possa ir para sua casa. Quem se inscrever deve levar dinheiro suficiente para 4 passagens de ônibus.






SALÃO UNAMA DE PEQUENOS FORMATOS


Meninos e meninas, estou propondo mais uma atividade de ocupação no período da greve. Vamos realizar uma visita ao Salão UNAMA de Pequenos Formatos? São 40 vagas para a visita, a inscrição funciona da mesma maneira como aconteceu no Panorama da Arte Digital, o formulário está no link abaixo, é só clicar e se inscrever até que estejam preenchidas as 40 vagas. Irei também realizar uma oficina sobre Performance e vídeo agora em Junho junto com a Professora Iracy, professora de Teatro da Escola, mais informações em breve \o/. Conto com a participação de vocês em mais essa momento importante de ação de aprendizagem no período da greve.




INFORMAÇÕES IMPORTANTES !!!!!!!

Data: 12/06/2012 (Terça Feira)
Horário: 8h (SEM ATRASO)

LOCAL DE ENCONTRO: Nos encontraremos às 8h do dia 12 de junho na Escola de Aplicação e de lá iremos todos juntos em ônibus de linha urbana para o Salão UNAMA de Pequenos Formatos, que está sendo realizado na Universidade da Amazônia na Avenida Alcindo Cacela, portanto cada um deverá levar seu dinheiro de passagens. Após o fim da visita mediada retornaremos todos juntos para a escola para que cada um possa ir para sua casa. Quem se inscrever deve levar dinheiro suficiente para 4 passagens de ônibus 



SOBRE O SALÃO


Em 18 anos, o Salão se constitui como um dos mais importantes difusores de artes visuais no país. A versão 2012 ficará aberta ao público até o dia 23 de junho. Este ano o Salão terá uma sala especial em homenagem a Geraldo Teixeira, artista plástico de intensa atuação em Belém. Desde 1995, o Salão tem grande aceitabilidade de artistas de várias regiões do país. A participação de profissionais e o envolvimento de toda a Academia contribuem à sustentabilidade do projeto da Universidade da Amazônia.

"Contamos com a presença cada vez maior do segmento acadêmico,interno e externo, alunos e professores são engajados nas programações de palestras, encontros, workshops e visitas monitoradas com a assistência direta do curso de Artes Visuais da Unama e em todo o período do Salão", destaca o professor Emanuel Franco, curador do Salão e coordenador da Galeria de Arte Graça Landeira.



Conto com a participação de vocês em mais essa momento importante de ação de aprendizagem no período da greve.

_____________________________________________________


Roteiro Geo-turístico no Ver-o-Peso celebra o Dia do Geógrafo

 




Neste domingo (3), mais uma oportunidade do belenense conhecer um pouco da história da cidade. O Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo (GGeotur), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPG) da Universidade Federal do Pará (UFPA) oferece mais um passeio do Projeto Roteiros Geo-Turísticos, com o objetivo de mostrar Belém para turistas e para seus próprios moradores.
O ponto de partida da caminhada é o hall de entrada da Estação das Docas, às 8h30, e percorrerá ruas do centro histórico no entorno. O roteiro inclui espaços de grande importância cultural, econômica, política e social do Ver-o-Peso, maior feira livre do mundo, e do Porto de Belém, o mais importante da região.

Homenagem – Com o tema Do Complexo do Ver-o-Peso ao Porto: Percorrendo e revelando paisagens no centro histórico de Belém, o evento também será uma comemoração ao Dia do Geógrafo (29 de maio). Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria Goretti da Costa Tavares, essa é a profissão que ajuda a esclarecer a sociedade das relações existentes no espaço social. “O geógrafo interpreta e analisa essas relações, entre sociedade e natureza, ao longo da história”, afirma a professora.
Maria Goretti também diz que o Geo-turismo, “separado com hífen, para dar ênfase a uma leitura geográfica do espaço turístico”, é importante para o desenvolvimento de um território e para a valorização de sua história. “Nesse sentido, o projeto é relevante, pois possibilita a integração das atividades de ensino, pesquisa, e extensão. Além do que estimular o turismo patrimonial em Belém, fomentando debates importantes na academia, com a sociedade e o poder público”, ressalta a coordenadora do Roteiros Geo-turísticos.
Para 2012, há a ideia de expandir os roteiros para o Reduto, outro bairro importante para o surgimento e formação social de Belém, além de buscar visitar outros bairros da capital paraense, dentro do sistema de rodízio desenvolvido pelo projeto. 

Encontro rural – O roteiro também faz parte do 5º Encontro da Rede de Estudos Rurais, que acontecerá na UFPA entre os dias 3 e 6 de junho. Para Maria Goretti, mais turistas serão atraídos a conhecer a cidade: “Nós já temos inscrições de pesquisadores de todas as regiões do Brasil, além de moradores de Belém”.

Serviço:
Roteiros Geo-turísticos: Do Complexo do Ver-o-Peso ao Porto: Percorrendo e revelando paisagens no centro histórico de Belém
Data: 03 de junho de 2012
Saída: Hall de entrada da Estação das Docas (Av. Boulevard Castilhos França)
Hora: 8h30
Informações e inscrições, gratuitas e abertas ao público, enviando a ficha de inscrição para o e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com.
Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes
Fonte: www.ufpa.br

___________________________________________________________________________________________

PANORAMA DA ARTE DIGITAL NO PARÁ


          Galera, como já havia comentado com vocês, gostaria que fossemos à exposição "Panorama da Arte Digital no Pará" pois será importante para os conteúdos do 3º bimestre. Com a greve fiquei impossibilitado de conseguir ônibus da ufpa pra irmos, portanto, teremos que ir de ônibus convencional.
          A exposição estrá acontecendo no Espaço Cultural do Banco da Amazônia na Avenida Presidente Vargas, bem ao lado do Hilton Hotel. Podemos marcar em frente ao Theatro da Paz e de lá irmos todos juntos, o que vocês acham? 

         No link abaixo postei os horários e dias para cada turma. Se você for à exposição faça sua inscrição para que eu possa confirmar seu nome ok. Estou aguardando o posicionamento de vocês. Abraço

INSCRIÇÃO
_________________________________________________________________________________


SHOW DO NOVO CD  DA CANTORA AÍLA

Recomendação da Professora Anne Chagas. Entrada franca. Vamos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário